O artigo intitulado “Inteligência Artificial e Sua Relação com a Democracia e Eleições”, produzido por estudantes do curso de Direito da Unipac de Governador Valadares, foi aprovado para publicação na revista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma revista de classificação Qualis B. O grupo responsável pela pesquisa é formado pelas acadêmicas Bruna Sangi Gouveia, Camile Ferreira Barbosa, Liege Coutinho Goulart Dornellas e Vanessa Hortência Oliveira Paixão, sob orientação da professora mestra Beatriz Dias Coelho.
A proposta do artigo surgiu a partir de um trabalho apresentado no Seminário Integrador, atividade acadêmica que visa promover o desenvolvimento de competências e habilidades em diversas dimensões dos discentes, tanto cognitivas quanto socioemocionais e atitudinais. O objetivo desse seminário é preparar os alunos para que possam assumir uma postura crítica, ética e contextualizada na resolução de problemas, estimulando a busca por soluções inovadoras que gerem impactos positivos na área de atuação.
A relevância do tema do artigo aprovado está na crescente interação entre inteligência artificial (IA) e processos democráticos, principalmente no contexto de eleições. Ao tratar das implicações da IA nas eleições e na democracia, o trabalho dos alunos aborda um tema de extrema importância e atualidade, propondo reflexões e possíveis soluções para os desafios que a utilização dessas tecnologias traz para a integridade dos sistemas eleitorais.
Para a profa orientadora Beatriz Dias Coelho, “os créditos são para esse grupo de garotas que estão nos orgulhando e surpreendendo cada vez mais como co-autoras. Eu e Profa Dra. Liege estamos muito alegres com esta produção”.
“Também agradecemos aos professores que compuseram a banca do Seminário Integrador. O resultado pertence ao corpo docente como um todo. E também é motivação para os discentes. Destaca a profa Mestra Beatriz Dias Coelho.
Também agradecemos aos professores que compuseram a banca do Seminário Integrador do semestre passado. O resultado pertence ao corpo docente como um todo. E também é motivação para os discentes”.
A aprovação desse artigo no TRE destaca o comprometimento dos estudantes e professores do curso de Direito da Unipac em contribuir para o debate acadêmico e profissional, promovendo a melhoria contínua na área jurídica, com foco em questões contemporâneas e de impacto social.