fbpx

BRINQUEDOTECA NA UNIPAC: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM LÚDICA PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

By 21 de maio de 2024 Notícias No Comments

A brinquedoteca da Unipac tem se destacado como um espaço essencial para a formação pedagógica e o desenvolvimento integral das crianças, integrando o brincar pedagógico ao cotidiano escolar. Pensar em alfabetização, letramento e ludicidade, é de fato entender que o ambiente lúdico é o mais apropriado para a aprendizagem. O brincar pedagógico deve estar inserido no cotidiano das crianças e, portanto na sala de aula. Um ambiente Alfabetizador é aquele onde os alunos estão constantemente sendo estimulados às práticas relacionadas ao desenvolvimento de sua autonomia, sendo desafiados a buscar aprender a ler e escrever.

O Brincar Pedagógico no Cotidiano

A importância do brincar na educação infantil é amplamente reconhecida por especialistas e educadores. Na brinquedoteca da Unipac, o brincar pedagógico é utilizado como ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Jogos educativos, brinquedos interativos e atividades lúdicas são cuidadosamente selecionados para promover habilidades essenciais como a resolução de problemas, a cooperação e a criatividade.

“A brinquedoteca oferece um ambiente onde os alunos podem explorar e aprender de forma divertida. O brincar pedagógico não é apenas recreação, mas uma maneira efetiva de ensinar conceitos importantes e desenvolver a autonomia das crianças”, afirma a professora Marilene Ferreira de Oliveira.

Um Ambiente Alfabetizador

Além de ser um espaço de brincadeira, a brinquedoteca da Unipac é projetada como um ambiente alfabetizador. A disposição dos brinquedos, os recursos visuais e as atividades propostas são pensados para estimular constantemente as práticas relacionadas ao desenvolvimento da leitura e escrita. As crianças são desafiadas a interagir com livros, jogos de palavras e atividades que incentivam a curiosidade e o interesse pelo aprendizado.

É importante que os acadêmicos do curso de Pedagogia compreendam e façam a relação entre a teoria e prática neste contexto, pois o professor tem um importante papel nesse processo, é ele que pode transformar o aluno simplesmente alfabetizado em um indivíduo letrado.

Estímulo à Autonomia

Um dos principais objetivos da brinquedoteca é promover a autonomia das crianças. Através de atividades planejadas, elas são incentivadas a tomar decisões, resolver problemas por conta própria e trabalhar em grupo. Esse processo de aprendizagem ativa é fundamental para o desenvolvimento de indivíduos confiantes e independentes.

“A prática na brinquedoteca é uma parte fundamental da formação dos nossos alunos. Eles aprendem a aplicar técnicas pedagógicas de forma criativa e a compreender a importância do brincar no desenvolvimento infantil”, comenta a professora Marilene Ferreira de Oliveira, coordenadora do curso de Pedagogia da Unipac.

Leave a Reply