
Em meio a era dos smartphones, tablets e intermináveis horas na frente na TV, criar um estímulo para que as crianças saiam da zona de conforto tem se tornado uma missão cada vez mais difícil aos pais. Com diversas atividades nas áreas da educação, cultura, saúde e atividades esportivas reacreacionais , a Rua Lazer Unipac-GV realizada no último sábado, 01/06, possibilitou uma alternativa para que pais e filhos tivessem a oportunidade de resgatar o ato de poder brincar juntos .
Afinal o “ato de brincar” não é apenas um pontual passatempo, brincar é muito mais, é criatividade, alegria, cooperação, amizade, suor, saúde, inteligência, estratégia é sorriso solto! E se engana quem pensa que ter um momento de brincadeira é apenas um passatempo. Através do brincar a criança aprende, experimenta o mundo, se possibilita ,amplia suas relações sociais, sua autonomia e organização das emoções.
Durante toda a tarde crianças de todas as idades participaram de diversas atividades, como dança, teatro, contação de histórias, pula-pula e apresentações culturais, todas orientadas por acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia, sob supervisão de docentes. Além disso, os pais presentes contaram com atendimentos em saúde ofertados pelo curso de Enfermagem.
Uma das organizadoras do evento, a coordenadora do curso de Educação Física ressaltou a importância de atividades como a realizada no fim de semana. “O lazer é um direito constitucional garantido a todo cidadão brasileiro, assim cabe a toda sociedade fazer sua parte para esse acesso. A Unipac-GV ao realizar sua primeira edição da Rua de Lazer, inicia seu apoderamento nessa responsabilidade social.”
Segurança e diversidade também foram preocupações de relevância durante a organização do evento, que segundo Rosely, receberá outras edições ao longo dos semestres. “Provocar e possibilitar que as crianças saiam de casa, que seus pais as tragam para brincar, oferecendo atividades orientadas, num espaço seguro foi uma ação extraordinariamente prazerosa, tanto para quem participou, quanto para nós que a promovemos. Com certeza esse é um Evento que veio para estar permanentemente no calendário da Faculdade.