fbpx

UNIPAC Promove Roda de Conversa Sobre Violência Contra Mulher

By 5 de dezembro de 2024 Notícias No Comments

Finalizando o segundo semestre de 2024, o curso de Direito da Unipac de Governador Valadares promoveu uma roda de conversa com foco na violência contra a mulher, abordando especificamente a atuação de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica. A atividade foi organizada pelo professor Mestre Marcus Macedo, da disciplina de Psicologia Jurídica, como parte do aprofundamento das atividades acadêmicas.

O evento contou com a presença da Sargento Dayana, representante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), e da assistente social Hellen Amanda, do Centro de Acompanhamento de Penas Alternativas (CEAPA). Ambos trouxeram contribuições valiosas para a discussão. A sargento. Dayana destacou o papel preventivo e de proteção do PPVD, enquanto a senhora Hellen Amanda apresentou sua experiência na condução de grupos reflexivos para homens autores de violência, apontando os desafios e resultados de uma abordagem que busca promover a conscientização, a responsabilização e a mudança de comportamento desses indivíduos, contribuindo para a interrupção do ciclo de violência e para a construção de relações mais saudáveis e respeitosas.

A roda de conversa possibilitou aos acadêmicos uma visão prática e aprofundada sobre as estratégias de enfrentamento à violência doméstica, promovendo reflexões sobre o tema. Além disso, esta etapa da disciplina incluiu a elaboração de um resumo expandido sobre medidas protetivas externas para mulheres vítimas de violência. Esse trabalho será apresentado aos estudantes em formato oral no próximo Seminário Integrador, consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina e promovendo a troca de saberes entre os participantes, além de estimular a importância do debate acadêmico sobre questões sociais relevantes

A reforçar a iniciativa da Unipac em formar profissionais capacitados para atuar em contextos sociais desafiadores, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Leave a Reply