Na última sexta-feira (12/04), estudantes dos cursos de Enfermagem e Psicologia, professores, coordenadores e familiares se reuniram em um emocionante encontro para realização da “Cerimônia do Jaleco”. A Cerimônia do Jaleco é um momento de alegria e interação entre os acadêmicos, suas famílias e a Instituição. O jaleco além de simbolizar um importante EPI na rotina dos profissionais de saúde, também marca e destaca a presença e reconhecimentos destes profissionais em seus devidos meios de trabalho. Na graduação, a Cerimônia tem como objetivo empossar os acadêmicos quanto a importância do uso do jaleco como uma ferramenta de proteção, mas também para selar toda a responsabilidade assumida ao utilizar esta vestimenta.
Durante a cerimônia, os participantes foram convidados a refletir sobre o simbolismo por trás do jaleco e sobre a importância de carregar consigo não apenas a responsabilidade técnica, mas também o cuidado e a empatia necessários para lidar com situações delicadas e complexas no ambiente da saúde, apresentação feita pelo Professor Mestre Luiz Patrício Neto.
A Coordenadora do curso de Enfermagem, Naysia Alves Filgueiras, uma das organizadoras do evento, ressaltou a relevância do jaleco como símbolo de esperança e confiança para os pacientes. “Quando alguém veste um jaleco, não está apenas representando uma profissão, mas também carrega consigo a responsabilidade de ser um agente de cuidado e conforto para aqueles que precisam”, afirmou Naysia Filgueiras.
A cerimônia também contou com a presença da coordenadora do curso de Psicologia, Professora Mestra Regiane Rither Damascena, do diretor-geral da Unipac, professor mestre Rogério Primo e de diversos professores dos cursos de Enfermagem e Psicologia.